login

procurar

departamento respiratório

COORDENADORES

VIVIEN SCHMELING PICCIN

FISIOTERAPEUTA

PEDRO RODRIGUES GENTA

PNEUMOLOGISTA

CIBELE DAL FABBRO

ODONTOLOGISTA

COMISSÃO FISIO

DAISY SATOMI YKEDA

FISIOTERAPEUTA

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo - FMUSP (1990), Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo - FMUSP (2005) e Especialização em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2008).

 

Membro do Departamento de Sono da ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

 

Tem experiência na área de Fisioterapia e Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia Cardiorrespiratória, Pediatria e Sono.

FLÁVIA BAGGIO NERBASS

FISIOTERAPEUTA

Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor - HCFMUSP - 2005). Fisioterapeuta assistencial do Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP) entre 2005 a 2013.

 

Doutora em Ciências pelo Laboratório do Sono do InCor, disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da USP. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Sono (gestão 2014-2015).

 

Coordenadora do Departamento de Sono da ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva). Atua no atendimento de pacientes com Distúrbios Respiratórios do Sono.

 

MORGANA NICODELLI DA SILVA FERREIRA

FISIOTERAPEUTA

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002). Experiência na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória, residência clínica em Neonatologia e Pediatria (2003).

 

Atuação clínica em Assistência Ventilatória Domiciliar. Formação no Curso multiprofissional em Medicina do Sono, pelo Instituto do Sono-São Paulo.

 

Possui um blog sobre informações relativas a área do Sono:

FABRÍCIO OLINDA DE

SOUZA MESQUITA

FISIOTERAPEUTA

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Possui Pós Graduação em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva (2007) e MBA em Gestão e Auditoria Hospitalar( 2011).

 

Possui Mestrado no Centro de Ciências da Saúde da UFPE. Profissionalmente é Chefe da Unidade de Reabilitação do Hospital universitário de Petrolina-PE, professor da Faculdade São Francisco de Juazeiro-BA.

 

Tem experiência em Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Terapia Intensiva e Sono. Membro do Departamento de Sono da ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva).

ALINE MARQUES FRANCO

FISIOTERAPEUTA

Possui Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Araraquara (2003), Especialização em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva pela Fundação Antônio Prudente - AC Camargo (2004), Aprimoramento em Fisioterapia Cárdio-respiratória pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - HC - FMRP/USP (2006) e Mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2009).

 

Atuação profissional no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - Unidade de Emergência (2006 - 2013). Atualmente é Fisioterapeuta Coordenadora do ReabilitaSono - Programa de Adaptação de CPAP para Apneia do Sono.

RAFAELA GARCIA SANTOS DE ANDRADE

FISIOTERAPEUTA

Fisioterapeuta, doutoranda do Laboratório do Sono do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto do Coração HC-FMUSP.

JULIANA ARAÚJO NASCIMENTO

FISIOTERAPEUTA

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo, especialista em Reabilitação Cardiovascular pelo Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese e em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto de Cardiologia - InCor.

 

Atualmente é fisioterapeuta da Faculdade de Medicina -USP, na supervisão de estágio da graduação e na pesquisa em Disfunções Cardiovasculares. Doutoranda do Laboratório do Sono do InCor.

LUCIANA OLIVEIRA

E SILVA

FISIOTERAPEUTA

Fisioterapeuta, Aluna de Doutorado no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP (Disciplina de Medicina e Biologia do Sono); Mestre em Fisioterapia pelo Programa de Pós Graduação do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), Especialização em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia (Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central- FACIPLAC-Brasília), Consultora em Ergonomia e Planejamento de Produção, Experiência em Perícia Judicial, Experiência em Docência nos Cursos de graduação e pós graduação na Área da Saúde, Experiência no tratamento e acompanhamento de pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono.

COMISSÃO FONO

ESTHER MANDELBAUM GONÇALVES BIANCHINI

Fonoaudióloga

Fonoaudióloga, Especialista em Motricidade Orofacial (CFFa: 019/96), Mestre em Distúrbios da Comunicação – PUC-SP; Doutora em Ciências - Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP; Professora do CEFAC – Programa de Pós-graduação em Saúde e Educação; Membro fundadora da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial - ABRAMO; Diretora técnica da Clínica EBianchini Fonoaudiologia Ltda.

 

Atua em pesquisas, docência e na clínica voltada para os Distúrbios da Motricidade Orofacial associados aos problemas do Sono, reabilitação miofuncional orofacial em procedimentos cirúrgicos orofaciais e distúrbios miofuncionais do desenvolvimento e da senilidade.

FABIANE KAYAMORI

FONOAUDIÓLOGA

Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP (2007); Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo – FM/USP (2011); Especialização em Motricidade Orofacial pelo CEFAC Saúde e Educação-SP e título de especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2010).

 

Atua como pesquisadora no Laboratório do Sono do INCOR-SP. É fonoaudióloga clínica no Núcleo Interdisciplinar da Ciência do Sono – NICS- SP e na clínica EBianchini Fonoaudiologia Ltda – SP.

ADRIANA TESSITORE

FONOAUDIÓLOGA

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/Campinas (1996), Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2000), Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010).

 

Especialista em Motricidade Orofacial pelo CEFAC Saúde e Educação-SP e título de especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (1997). Diretora / Secretaria da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa (2014-2016). Membro Fundadora da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial – ABRAMO. Presidente da ABRAMO (2015-2017).Atua e desenvolve pesquisas na área de Motricidade Orofacial, com distúrbios do Sono, Paralisia Facial e outros Distúrbios miofuncionais orofaciais.

CAMILA DE CASTRO CORREA

FONOAUDIÓLOGA

Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru, FOB/USP (2010), Mestre em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru FOB/USP (2014).

 

Doutorado em andamento pela Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP (2015-2019). Aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP/USP (2012). Prática profissionalizante em Linguagem Infantil pela Faculdade de Odontologia de Bauru FOB/USP (2014).

 

Treinamento Técnico em Voz pela Faculdade de Odontologia de Bauru FOB/USP (2015). Atua e desenvolve pesquisas na área de Motricidade Orofacial, em especial na área do Sono.

LUCIANA MORAES

STUDART PEREIRA

Fonoaudióloga

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP PE (1993), Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP PE (2008), Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2015). Especialização em Motricidade Orofacial pelo CEFAC Saúde e Educação - Recife e título de especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2003).

 

Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.  Membro Fundadora da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial - ABRAMO. Atua e desenvolve pesquisas na área de Motricidade Orofacial.

MARIELI TIMPANI

BUSSI

FONOAUDIÓLOGA

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Paulista – Campus Swift Campinas (2001). Especialização em Motricidade Orofacial pelo CEFAC Saúde e Educação - SP e título de especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2010).

 

Atualmente é coordenadora ambulatorial do Setor de Fonoaudiologia do Ambulatório Multidisciplinar de Distúrbios do Sono/ Disciplina de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas – UNICAMP. Atua como fonoaudióloga da equipe de cirurgia bariátrica em Clínica Concon.

SILVIA DAMASCENO

BENEVIDES

FONOAUDIÓLOGA

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco - UCP-PE (1995). Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE-PE (2006). Doutora em Processos Interativos de Órgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2014). Especialização em Motricidade Orofacial pelo CEFAC Saúde e Educação e título de especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (1998).

 

Atualmente Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Fonoaudióloga atuando nos Distúrbios Miofuncionais Orofaciais. Vice-presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 4ª região (2013-2016).

VANESSA IETO

FONOAUDIÓLOGA

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2002). Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2005). Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP (2014).

 

Especialização em Motricidade Orofacial pelo CEFAC Saúde e Educação e título de especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2010). Atualmente fonoaudióloga da Núcleo Interdisciplinar da Ciência do Sono - NICS.

SILMARA PAVANI

FONOAUDIÓLOGA

Fonoaudióloga (CRFa 5826/PR) graduada pela Universidade do Sagrado Coração USC-Bauru(1994), Especialista em Linguagem pela Universidade de Franca, Franca-SP(1995), Especialização em Motricidade Orofacial pelo Cefac - Saúde e Educação (1999), Título de Especialista em Motricidade Orofacial concedido  pelo CFFa 918/00. Mestre em Ciências pelo Departamento de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo FOB/USP Bauru (2012), Curso de formação Multiprofissional em Distúrbios do Sono pelo Instituto do Sono -SP (2016). Membro da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial- ABRAMO e da SBFa, Diretora clínica da Forma e Função: Clinica de Motricidade Orofacial em Maringá -Pr, Professora na área de Fonoaudiologia na Dental Press em Maringá -Pr desde 1996, nos cursos de ortodontia, periodontia e reabilitação oral, e também nos distúrbios do Sono (Ronco e apneia ) e DTM.

 

Atua e desenvolve pesquisas em Motricidade Orofacial voltados às funções orofaciais e aspectos miofuncionais  do desenvolvimento infantil, assim como relacionados ao Sono, DTM e casos cirúrgicos  em adultos.

CAMILA DE CASTRO CORREA

FONOAUDIÓLOGA

Graduação em Fonoaudiologia pela Centro Universitário São Camilo - USC (2000), Mestrado pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2014), Doutorado em andamento em Ciências Médicas pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (Título pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia 2003),  Especialização em Motricidade Orofacial pelo CEFAC Saúde e Educação (Título pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia 2006). Aperfeiçoamento em Disfagia pela Instituição Hospital Heliópolis (2006). Técnica em Polissonografia em 2004 pela Sociedade Brasileira do Sono e Sociedade Paulista de Medicina do Sono. Coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia na Associação Brasil Parkinson desde 2006.

 

Pesquisadora do grupo de estudos da Divisão da Neurocirurgia Funcional (HCFMUSP) e grupo de estudos dos Distúrbios Respiratórios do Sono (UNIFESP). Atualmente Fonoaudióloga do Instituto do Sono.

Associação Brasileira do Sono - © Todos os direitos reservados.